Dez anos depois, terreno onde seria construído o Rio Imagem 2, em Niterói, continua sem destino

O antigo Hospital Santa Mônica foi implodido pelo governo estadual para obra do centro de diagnóstico

Após mais de dez anos da demolição do prédio do antigo Hospital Santa Mônica, na Avenida Marquês do Paraná, no Centro, o terreno que seria destinado à construção do Rio Imagem 2, pelo governo estadual, continua cercado por tapumes e tomado pelo mato. Sem avançar com as obras do que seria o segundo Centro de Diagnóstico por Imagem do Estado, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) não informou o que pretende fazer no local. Já o Rio Imagem Baixada, com obras iniciadas no ano passado, em Nova Iguaçu, será inaugurado no início do mês que vem.

Em novembro de 2012, o complexo de prédios onde funcionava o Hospital Santa Mônica foi demolido pelo governo estadual. Com previsão de investimento de mais de R$ 20 milhões, a expectativa gerada pelo anúncio da SES era que o Rio Imagem 2 contasse com equipamentos de última geração de diagnóstico e atendesse cerca de mil pessoas por dia. O centro de imagem contaria com três salas de raio X, duas salas de ressonância, duas salas de tomografia, cinco salas de ultrassonografia, quatro salas de ecocardiografia e duas salas de mamografia.

Presidente da Associação do Servidores de Saúde de Niterói, o médico César Braga diz que o equipamento faz muita falta para a cidade:

— O tempo de espera para um exame de imagem ainda é muito grande, tanto na atenção primária quanto nas clínicas de especialidade e mesmo nos hospitais. Na Conferência Municipal de Saúde, no final de abril, aprovamos uma série de propostas relacionadas ao apoio diagnóstico na cidade. O Azevedo Lima não dá conta. A espera por exames como ultrassonografia, mamografia e ressonância muitas vezes passa de dois, três meses.

Sem responder aos questionamentos feitos sobre os planos para o terreno do antigo Santa Mônica e quanto foi gasto até agora nas intervenções no local, a SES informou, em nota, que está concentrando as demandas de imagem em Niterói no Azevedo Lima, que ganhou um novo tomógrafo, e destacou que o Centro de Imagens e Especialidades de São Gonçalo (Ciesg), onde estão previstos mais de 29 mil atendimentos por mês, foi inaugurado ontem. 

“O Ciesg vai atender os gonçalenses que precisam de exames de imagens, acabando com o deslocamento para outras cidades, como sempre aconteceu, especialmente em Niterói”, diz a nota.

Reportagem de Lívia Neder, publicada no jornal O Globo, no último domingo, 18 de junho de 2023.