Manifestações Noticias

Lutar pela Saúde, lutar pela Democracia

Lutar pela Saúde, lutar pela Democracia. Pela defesa do Direito à Saúde. Setembro Amarelo é o mês dedicado a conscientização sobre o suicídio. A Precarização infringe Sofrimento e Dor e Mata os Trabalhadores da saúde.

Os óbitos de trabalhadores (as) são, segundo estudos, desencadeados por adoecimento no trabalho. Essa manifestação trágica engloba uma série de fatores complexos e interligados, que podem incluir questões pessoais, ambientais e organizacionais. Em 2019, foram notificados 13 mil suicídios no país, sendo 12 mil casos em população de 14 a 65 anos. No entanto, 10 mil casos correspondem as pessoas em atividade de trabalho, sendo 77% dos suicídios ocorreram entre homens. (01/09/2023 – Fundacentro).

Quando um trabalhador é humilhado, todos os outros que se identificam com ele sentem- se também desprezados e ameaçados, percebendo-se como “a próxima vítima”. Portanto, a agressão não se limita a destruir a pessoa alvo (vítima direta), mas afeta e ameaça igualmente a todos aqueles que testemunham essas situações (vítimas indiretas), disseminando o medo no ambiente do trabalho. Quanto mais instável a ligação entre os trabalhadores da saúde do SUS, mais fáceis se tornam as manobras privatizantes. Em um ambiente de precarização total, das relações de trabalho precárias, (RPAs, contratos temporários, contratos por OSs e aviltamento salarial dos concursados), e das condições estruturais dos Serviços de Saúde. O Assédio moral se pratica amplamente. “Paredes mofadas e caindo, estruturas com risco de desabamento, infestações de cupins e de ratos. A descrição, que poderia ser de locais abandonados, é o cenário encontrado em algumas unidades básicas de saúde da rede municipal.

Um recente levantamento feito pela Associação de Servidores da Saúde de Niterói aponta unidades de atenção primária com estruturas deterioradas, problemas estruturais, falta de equipamentos, mobiliários em mau estado e inadequados, atraso tecnológico para equipamentos e tecnologias assistenciais e informatização baixa ou inexistente, além da falta de profissionais” (O Globo – 03/09/2023). Por isso, é necessário também que compreendamos, o setembro amarelo deve significar , um grito de alerta , contra os processos causadores de SOFRIMENTO .

Temos de dar um Basta. Estamos aqui e Sempre estaremos, em nossa Luta por um Sistema de Saúde que seja a Expressão da garantia do Direito Humano à Saúde. Onde os Serviços de Saúde sejam compreendidos com elo fundamental da Proteção da Vida. Da Proteção da Vida de todos(as) trabalhadores e da População.

Pois Viver é Resistir!!!