Carta Manifesto pelo SUS. Pela SAÚDE de Niterói

A Associação dos Servidores da Saúde de Niterói e o SINDSPREVRJ /Regional Niterói, legitimas representantes dos Servidores da Saúde de Niterói, vem comunicar a decisão em assembleia da categoria, de Paralisação de advertência por 48 h, nos dias 26 e 27 de julho, pelo cumprimento das decisões da 9a Conferência Municipal de Saúde. Tendo em vista a necessidade que se adotem medidas e encaminhamentos do Governo Municipal que deem materialidade às resoluções aprovadas e consideradas estruturantes e fundamentais, para os caminhos definidos pela 9a Conferência, para a SAÚDE de Niterói. É a nossa LUTA por uma Saúde de Niterói de qualidade e tecnologicamente avançada, que atenda sua população com alto grau de eficiência e efetividade, de acordo com as suas necessidades. O que está em questão hoje em Niterói é o SUS garantidor da Saúde como um Direito, e o modo como sucessivos governos municipais têm maltratado o SUS e seus profissionais. Esta é uma questão da cidade de Niterói, que precisa ter claro os tortuosos caminhos que a Saúde tem trilhado.

Nos dias 26 e 27 de julho, os Profissionais de Saúde vão parar por 48h, em advertência, contra a precarização da Saúde que se abateu sobre o conjunto dos trabalhadores da SAUDE da cidade. Contra o Sucateamento de nossos Hospitais e demais Unidades. Contra o atraso tecnológico que impacta negativamente na qualidade do atendimento. Contra a falta de medicamentos, kits de Laboratório e demais insumos. Contra a violência autoritária do governo municipal, que intencionalmente busca esvaziar de conteúdo histórico a vida dos Profissionais de Saúde, atingindo fortemente a Maternidade Alzira Reis, o Hospital Orêncio de Freitas, o HMCT, a Unidade de Urgência Mario Monteiro, o Hospital Psiquiátrico de Jurujuba, as Policlínicas Comunitárias e de Especialidades, os CAPS, Residências Terapêuticas, Postos de Saúde, Módulos do Médico de Família, e demais estruturas assistenciais. Contra a prática nada civilizada, nada Republicana e nada Democrática com que o governo trata os seus profissionais.

Nos dias 26 e 27 de julho, vamos parar também pelas iniquidades sociais em Saúde produzidas pelo processo de privatização que retira da população o sentido da Saúde como um DIREITO. Contra a entrega de nossos Hospitais às Organizações Sociais – as famigeradas OSS (entidades privadas frequentemente associadas com corrupção e abandono). Saúde não é mercadoria. Pelo Direito à VIDA. Pelo SUS.

Somos os profissionais que, apesar de todas as dificuldades, lutam pela saúde dos niteroienses. Passamos os últimos três anos lutando para salvar vidas durante a COVID-19 e muitos dos nossos colegas perderam suas próprias vidas. Travamos uma batalha diária pela vida em nossas unidades assistenciais, trabalhando nas piores condições, com insumos e equipamentos precários. O que hoje estamos reivindicando é tão somente que nos respeitem e nos tratem com dignidade. De termos um Sistema de SAÚDE Universal, Integral e Igualitário, com suficiência de recursos, com a densidade tecnológica necessária, face às necessidades sociais em SAÚDE da População, e ao perfil demográfico e epidemiológico em rápida evolução, pelo surgimento de novos agravos. A precarização, em seu sentido profundo, nos joga em circunstâncias assistenciais não civilizadas, com imposição de sofrimento aos trabalhadores e negação do direito à saúde da população. Lutamos, pela implantação da Tabela Salarial, Pelo PCCS SUS Unificado, Pelo Piso da Enfermagem, Pela Convocação dos Concursados, Por Concurso Público como única forma de acesso aos serviços públicos, com reconhecimento de Mérito. Pelo cumprimento das decisões da 9a Conferência Municipal de Saúde e redimensionamento qualitativo do SUS Municipal.

ATO Manifestação, na Porta da Prefeitura dia 26 de julho, quarta feira, às 14 h.

Texto da Carta Manifesto pelo SUS. Pela Saúde de Niterói transcrito na íntegra