Associação, profissionais da Saúde e entidades fazem manifestação pelas Resoluções da Conferência Municipal

A Associação dos Servidores da Saúde de Niterói realizou, nesta terça-feira (11), ato unificado pelo cumprimento das Resoluções da 9a Conferência Municipal de Saúde: implantação imediata da Tabela Salarial, do Plano de Cargos, Carreiras e Salários unificado do SUS, do Piso Nacional de Enfermagem, convocação dos concursados, entre outras.

Os profissionais de Enfermagem exigem que o pagamento imediato do Piso seja retroativo a maio deste ano e aplicado sobre o salário-base, e não sobre aremuneração total, além de 30 horas para todos.

A manifestação serviu também para protestar contra a precarização dos serviços em toda a rede municipal e a siutação caótica da Rede de Atenção à Saúde de Niterói, que vive em total abandono.

O ato foi organizado pela Associação dos Servidores da Saúde de Niterói, Sindsprev/RJ, Sindicato dos Trabalhadores da UFF (Sintuff), Movimento dos Ativistas da Enfermagem (MAE) e Sindicato dos Servidores (Sindsep), entre outras entidades.

Na próxima segunda-feira (17), será realizada assembleia virtual unificada da saúde de Niterói, às 19h. O objetivo será discutir a implantação da Tabela Salarial; do Plano de Cargos, Carreiras e Salário unificado do SUS; Piso da Enfermagem; convocação de concursados; situação dos RPAs e indicativo de paralisação de 48h, nos dias 26 e 27 de julho.

“O processo de precarização da Saúde retira da população de Niterói o sentido da Saúde como um Direito Humano Fundamental. Não podemos mais tolerar essa relação de trabalho imposta pela prefeitura. A precarização e o descaso com os profissionais da Saúde prejudica a população do município. Temos que lutar pela implantação das Resoluções conquistadas, por unanimidade, na Conferência Municipal. Vamos fazer uma Assembleia Geral no próximo dia 17, às 19 horas, pela implantação da tabela salarial, do Piso Nacional da Enfermagem, do Plano de Cargos Carreiras e Salários unificado do SUS Niterói, pela convocação dos concursados, situação dos RPAs e indicativo de paralisação de 48h, nos dias 26 e 27 de julho. Juntos somos sempre mais fortes”, frisou José Ricardo Lessa, diretor jurídico da Associação dos Servidores da Saúde de Niterói.