Associação dos Servidores da Saúde de Niterói convoca os trabalhadores para ato pelas Resoluções da Conferência Municipal

A Associação dos Servidores da Saúde de Niterói convoca os profissionais de Saúde para manifestação, na próxima terça-feira (11), às 8h, em frente ao Hospital Universitário Antonio Pedro, pela implantação imediata da Tabela Salarial, aprovada na Conferência Municipal, além de exigir o Piso de Enfermagem e de dar curso às demais Resoluções da Conferência: Plano de Cargos, Carreiras e Salários do SUS Unificado, Convocação dos concursados, entre outras.

Os profissionais de Enfermagem reivindicam que o pagamento imediato do Piso seja retroativo a maio deste ano e aplicado sobre o salário-base, e não sobre a remuneração total, além de 30 horas para todos.

O piso salarial da enfermagem já tem seus recursos definidos nos orçamentos, foi amplamente debatido pelo próprio governo, pelo Congresso Nacional e pelo Supremo Tribunal Federal [STF]. Trata-se de um direito legítimo e muito esperado por todos os profissionais de enfermagem do Brasil.

O ato da próxima terça-feira (11) servirá para protestar contra a situação caótica da Rede de Atenção à Saúde de Niterói, que vive em total abandono, com forte deterioração física, submetida ao incompreensível atraso tecnológico e sem qualquer informatização, além da precarização de serviços e a desvalorização dos profissionais de Saúde que são submetidos a trabalhar em unidades deterioradas e insalubres na rede municipal, com vazamentos e mofo nas paredes, atraso tecnológico e salários aviltantes.

“O saldo da Conferência foi extremamente positivo com aprovação de várias propostas do interesse de trabalhadores, da ciência e da população. Apesar dessa vitória é necessário que trabalhadores e usuários permaneçam atentos e mobilizados já que a prática dos governos municipais tem sido de apagamento das Conferências através de vários mecanismos como a não divulgação dos relatórios finais, fazendo com que a maioria dos munícipes não tome sequer conhecimento do que foi aprovado; o desrespeito e a não implementação das decisões das plenárias e, até, a realização de medidas contrárias ao que é votado, justificando essas atitude pelas aprovações no Conselho Municipal de Saúde que é, sabidamente, cooptado”, comentou Cesar Braga Macedo, presidente da Associação dos Servidores da Saúde de Niterói.

A manifestação é organizada pela Associação dos Servidores da Saúde de Niterói, Sindsprev/RJ, Sindicato dos Trabalhadores da UFF ( Sintuff), Movimento de Ativistas da Enfermagem (MAE) e Sindicato dos Servidores (Sindsep).