Sem categoria

Como tirar o manicômio de nossas costas?

Reforma Psiquiátrica/Luta Antimanicomial

Não podemos pensar a celebração do “Dia da Luta Antimanicomial” em Niterói sem uma reflexão sobre os promotores do cuidado em saúde mental nos diferentes serviços da nossa Rede.

São grandes heróis que, em meio a tantas precariedades, retiradas de direitos, permanecem dando o máximo de si para fazer a diferença na vida daqueles que estão em sofrimento mental.

A Rede de Atenção Psicossocial no Município (RAPS) conta com uma diversidade de serviços oferecidos, nos Caps, Centro de Convivência, Serviços Residenciais Terapêuticos, Serviços de Emergência, Ambulatórios Ampliados, NASFs, sendo estes últimos ainda em expansão e que dão suporte às equipes dos Módulos de Médicos de Família.

Uma diversidade de ofertas, alternativas de atenção psicossocial, mas que está muito aquém da qualidade e excelência defendida pelo movimento de luta antimanicomial.

Nos últimos anos, estamos acompanhando um desmonte dos serviços de saúde no Município, e a saúde mental também sofre com essa precarização. Faltam medicamentos, insumos básicos, equipamentos, estruturas físicas em péssimo estado de conservação, obras de ampliação e melhorias que não saem do papel.

Serviços essenciais, como as Residências Terapêuticas, estão funcionando em equipamentos precários, com um quadro de profissionais muito aquém do mínimo necessário para garantir dignidade aos seus moradores, e sem uma retaguarda institucional para a realização de atividades terapêuticas e de mobilidade urbana que facilitem o resgate de sua cidadania e inclusão social.

A lista de problemas é extensa e suficiente para compreender que não basta fechar as portas dos manicômios se a lógica manicomial, do desrespeito, do desinvestimento, se tornarem hábitos nos serviços alternativos.

Mas em meio a esse caos não podemos deixar de homenagear nossos profissionais que são verdadeiros heróis, incansáveis na arte de fazer a diferença na melhoria da qualidade de vida dos usuários dos serviços.

O compromisso com a verdadeira REFORMA PSIQUIÁTRICA é e sempre será nossa bandeira de luta.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *