Associação dos Servidores da Saúde e direção da Policlínica Almir Madeira avaliam 2022 e projetam 2023

Em recente reunião entre diretores da Associação dos Servidores da Saúde de Niterói e a direção da Policlínica Almir Madeira foi apresentado relatório com informações referentes às atividades desenvolvidas pelo Departamento de Atenção à Saúde do Servidor-DASS, bem como aos serviços prestados na policlínica, nos prestadores de serviços médicos, na Divisão de Perícias Médicas (DIPEM) e as ações do Programa de Saúde dos Servidores Municipais de Niterói.

Com a missão de cuidar da saúde dos Servidores municipais de Niterói e dos seus dependentes, desenvolvendo ações para a promoção e recuperação da Saúde, além da prevenção dos agravos, de forma integral e humanizada, será feita uma licitação para contratação de prestadores (clínicas) para aumentar o número de especialidades para suprir a demanda que hoje não dispõe, mas que são essenciais aos Associados e seus depedendentes e, com isso, aumentar o número de consultas médicas e especialidades não médicas e o número de exames realizados ao ano.

Foram apresentadas outras importantes propostas, como a criação de Conselho Gestor de representantes de servidores, que reforçaria a gestão da unidade, e uma maior autonomia do departamento de Assistência de Serviços deveria, com a contribuição sendo revertida direto para o Departamento de Assistência dos Servidores (DASS).

“Para alcançar esses objetivos, assim como para garantir a integridade, a segurança e o bem estar dos Associados e seus dependentes, assim como dos profissionais que atuam nestes locais como dedicação, é preciso também que seja aprovada, junto à Fundação Municipal de Saúde, a realização de algumas obras, tanto na Policlínica Almir Madeira quanto na DIPEM. Para garantir a continuidade da prestação dos serviços, realizamos, através do devido processo legal, a solicitação das renovações contratuais, bem como ingressamos com solicitações para novas contratações por processos de licitação. Outro importante objetivo é disponibilizar o atendimento hospitalar aos Associados e seus dependentes. Para isso, é necessário a atualização do desconto legal para custeio, que hoje é de 3% do salário do servidor optante”, analisou Mauro Roberto Fontela de Oliveira, diretor da Policlínica Almir Madeira.

No ano passado, a Policlínica Almir Madeira realizou 18.423 consultas em 17 especialidades, 379 tomografias, 1.922 radiografias, 355 ressonâncias, 3.816 ultrassonografias, 3.094 eletrocardiogramas, 737 densitometria, 779 mamografia, 164 eletroneuromiografia, 408 EDA com ou sem biópsia, 78.102 exames de laboratório, 6.006 sessões de fisioterapia/Pilates, e 8.958 exames Doppler/Ecodoppler/outos.

Importante destacar que o apoio da Secretaria de Saúde ao Departamento de Assistência a Saúde dos Servidores Municipais é fundamental, para a melhoria da assistência à Saúde dos servidores e seus dependentes, garantindo um cuidado integral.