Niterói segue na contramão da Saúde para a população

A futura ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima, assegurou, recentemente, que o SUS será prioridade na sua gestão a partir de janeiro de 2023. Ela pretende ampliar a vacinação e reduzir as filas de espera por procedimentos médicos e cirurgias nos hospitais, problema histórico na Saúde do país.

“Nossa prioridade é cuidar do povo mais pobre, do povo trabalhador, do povo mais necessitado”, comentou esta semana.

O projeto da ministra poderia servir de exemplo para a prefeitura de Niterói, que avança com a política de fragmentação e privatização da Saúde do município. Com hospitais e postos de Saúde deteriorados fisicamente e profissionais tratados com desrespeito.

Após cobrança e pressão da Associação dos Servidores da Saúde e de reunião com vereadores, no último dia 27, o secretário Municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, anunciou que a partir de 2 de janeiro próximo, 305 aprovados no último concurso público começarão a ser convocados. A promessa de convocar os aprovados se arrasta desde o mês de maio. Na ocasião, o número era de convocação de 580 aprovados.

Dede julho, são menos 475 profissionais de saúde na rede hospitalar e emergencial: 109 médicos, 98 enfermeiros, 225 técnicos de enfermagem, entre outros.

A rede municipal corria sério risco de ficar sem 259 profissionais neste dia 31, pois teriam seus contratos temporários encerrados. Eles terão novo vínculo de curta duração até a transição e lotação dos concursados.

“Enquanto isso, a prefeitura gasta milhões em propaganda enganosa e dá as costas para a Saúde do município. A nossa luta pela Tabela Salarial e implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários do SUS unificado já foi reconhecida pelo Ministério Público, que pressiona o governo municipal para acabar com a precarização de serviços e péssimas condições de trabalho na rede municipal”, comentou Cesar Braga Macedo, presidente da Associação dos Servidores da Saúde de Niterói.

saúdeniterói #sus