Em celebração ao Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção do câncer de mama, a Policlínica Almir Madeira promoveu, nesta segunda-feira (24), palestra sobre a importância do diagnóstico precoce nos casos de câncer de mama e colo de útero. A médica Monica Portugal foi a palestrante do encontro na unidade, que fica em São Domingos, em Niterói.
“O encontro foi importante para gerar conhecimento. A informação tira o medo. Fortalece o o grupo. A pessoa não se sente sozinha. Ela se sente amparada. Ouve testemunhas, comentários, perguntas de outras mulheres. A mulher fica sabendo que não acontece somente com ela. Esse entendimento do grupo faz com que a adesão e a vinda ao consultorio seja maior”, analisou.
A médica ressaltou que o autoexame está entre entre as formas de detecção precoce do câncer de mama.
“É importante que as mulheres fiquem atentas à qualquer alteração nas mamas”, alertou.
O autoexame deve ser feito uma vez por mês. A melhor época é logo após a menstruação. Para as mulheres que não menstruam mais o autoexame deve ser feito num mesmo dia de cada mês, por exemplo, todo dia 15.
Monica Portugal comentou a importância de fazer a avaliação em frente ao espelho, em pé e deitada.
“Durante o autoexame procure deformações ou alterações no formato das mamas, abaulamentos ou retrações, ferida ao redor do mamilo, caroços nas mamas ou axilas e secreções pelos mamilos. Outra forma de diagnosticar precocemente o câncer de mama é com a mamografia”, apontou.
A Sociedade Brasileira de Mastologia indica fazer mamografia a partir dos 40 anos. Mas de acordo com histórico familiar isso pode mudar. Por isso é importante conversar com seu médico para definir a melhor idade para fazer esse exame.
Prevenção
Além do diagnóstico precoce, há várias formas de prevenir o câncer de mama, com atitudes que melhoram também a saúde em geral:
Praticar atividade física, evitar o cigarro e o consumo de álcool, além dos cuidados com a saúde emocional e amamentar também entram na lista de formas de prevenção.