Noticias

Precarização de serviços e atraso no pagamento de salários afeta o atendimento no Hospital Municipal Carlos Tortelly

A Associação dos Servidores da Saúde de Niterói visitou, nesta segunda-feira (26), o Hospital Municipal Carlos Tortely, com o objetivo de conversar com os servidores sobre os problemas da unidade hospitalar. O atraso de salário e a redução de valores dos RPAs foram as principais queixas do encontro. A maioria estava há dois meses sem receber.

Os RPAs reclamam ainda do direito à falta justificada por motivo de doença. Mesmo apresentando atestado médico, eles são descontados pelos dias não trabalhados. O atestado médico vale para justificar a falta ao trabalho, segundo a lei número 605/49. O artigo 6º da lei diz que a remuneração será devida se a falta for justificada por doença do empregado, desde que comprovada. Mais um exemplo de péssima gestão, descaso e indiferença quanto aos trabalhadores.

A demora no atendimento aos pacientes chama a atenção. No momento da reunião, quatro médicos estavam na consulta que demorava até duas horas para ser feita. A situação piora com a falta de medicamentos básicos. Os pacientes reivindicam também a ampliação dos horários das visitas.

“O governo municipal foca na desvalorização dos servidores. Profissionais de Saúde tratados com desrespeito, com predomínio de relações de trabalho degradantes e precárias. Com condições de trabalho e salários indignos e aviltantes”, critica Cesar Roberto Braga Macedo, presidente da Associação dos Servidores da Saúde de Niterói.